Planejamento é extremamente importante na hora de gerenciar um condomínio. A previsão orçamentária prevê quais serão as principais despesas e receitas do ano que virá, definindo o destino dos investimentos e estabelecendo um valor na taxa condominial. Ela é uma obrigação do síndico, que fornece parâmetros da situação financeira de modo que não faltem verbas para cobrir as despesas do condomínio e avançar na gestão.
A questão orçamentária, muitas vezes colocada em segundo plano por muitos síndicos, é fundamental pois está na base de qualquer outra atividade condominial, como manutenção e contratação de colaboradores. Um síndico atuando com orçamento inadequado, sem espaço para plena gestão, pode ter problemas na execução das demais necessidades do condomínio.
Evite mais stress e confusão no futuro com uma preparação prévia eficiente e certeira quanto às finanças. Mantenha os gastos e receitas organizados e separados, como contas de luz, água, gás, salários dos funcionários, serviços mensais — como limpeza dos jardins e piscinas — e também o pagamento do serviço de gestão feito pela administradora. Tudo isso precisa ser de pleno conhecimento pois são despesas que fazem o funcionamento do condomínio e garantem as necessidades básicas.
Mantenha sempre em mente que ao gerir uma empresa ou condomínio de moradores, raramente será possível prever todos os gastos e imprevistos. Por isso, esteja sempre preparado para gastos extras e leve isso em consideração na hora de fazer o planejamento financeiro. Ao realizar a previsão, tenha em mente que é essencial programar um fundo de caixa para pagar imprevistos e gastos extras sem precisar ficar no vermelho ou aumentar valores de condomínio.
Na previsão orçamentária, divida as atividades em grupo de gastos: com pessoal, prestações de serviços com contratos, consumo, administrativos, manutenção e o que mais achar necessário baseado nas necessidades atuais dos seus moradores e estrutura. Assim fica mais fácil lembrar de todos os detalhes.
É fundamental preparar-se para o futuro e organizar as finanças o quanto antes. Criar o hábito de fazer planejamentos financeiros mensalmente ou anualmente é benéfico tanto para o síndico, que pode ficar tranquilo sem grandes imprevistos e problemas, quanto para os moradores, que não têm gastos e aumentos inesperados no condomínio.
Quer o auxílio de uma empresa experiente na área de contabilidade e gerência de condomínios? Ajudamos você com todo o processo de organização das despesas e receitas até a criação da previsão orçamentária e orientações para o síndico. Acesse o nosso site em <https://www.caspcontabilidade.com.br/> e fale conosco para facilitar seu dia a dia.
Comments