top of page
post blog
Logo-Casp.png
Buscar

Despesas médicas com a pandemia serão aceitas na declaração do IRPF2022


Se você ou um dependente seu fizeram testes para a Covid-19 em 2021, será possível declarar no IRPF2022. O desconto tributário vale para os testes realizados em laboratórios com a comprovação do pagamento. Em contrapartida, testes realizados em farmácia não são aceitos, mesmo com nota fiscal.


De acordo com a lei são aceitas deduções de despesas médicas com hospitais, laboratórios e clínicas, como exames. As despesas com testes e exames de Covid-19 serão relacionadas no campo ‘pagamentos efetuados’, no programa da Receita Federal.


Você vai precisar preencher os seguintes campos: o nome, data do pagamento, o CNPJ da empresa onde o exame foi realizado e o valor. Os dados relacionados serão inclusos DAA (área de Declaração de Ajuste Anual) do exercício de 2022 (ano-calendário de 2021), na Ficha Pagamentos Efetuados. Atenção: o código é o 21.


Além dos gastos com testes, a declaração segue aceitando normalmente despesas médicas, bem como pagamentos a fisioterapeutas, dentistas, terapeutas, fonoaudiólogos, hospitais, exames laboratoriais, entre outros.


Então não esqueça, separe a sua documentação e comece a organizar a declaração de 2022, pois o prazo já começou, e encerará em 29 de abril.

Lembrando que cliente CASP sempre pode contar com suporte personalizado, eficiente e de confiança. Não pague impostos a mais ou desnecessários, entre em contato com a gente.

Nosso Endereço

Rua Elizeu Di Bernardi, 688

Campinas - São José | SC

CEP 88101-050 | Piso Superior

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
Horário de Funcionamento

Segunda a sexta-feira das 8h30min às 12h | 13h30min às 18h30min

(48) 3374-6997

bottom of page