Logo-Casp.png
Buscar

CARGA TRIBUTÁRIA: COMO DIMINUIR ESTE PESO NA SUA EMPRESA


O Brasil é sem dúvidas um dos países com a maior carga tributária do mundo. A Dinamarca que é o atual líder deste ranking, tem uma carga que corresponde a 45,2% do PIB. Atualmente a alíquota que incide sobre o lucro das empresas no Brasil, que são cobradas pelo Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, pasme, é de 34%. A redução da carga tributária das empresas até é uma tendência global, mas deve demorar para acontecer por aqui.


Enquanto as mudanças não acontecem e seguimos reféns da longa espera da reforma tributária, ainda sim é possível reduzir a carga tributária da sua empresa ativando medidas de reestruturação organizacional e ao posicionar o empreendimento em um enquadramento correto.

Quando essas ações até relativamente simples são implantadas, o fluxo de caixa torna-se mais positivo, e permite que os recursos sejam melhor alocados para investimentos e crescimento do seu negócio. Contudo os gestores necessitam ficar atentos a alguns aspectos relacionados à legislação trabalhista e parâmetros legais. Por esse motivo, contratar uma assessoria contábil é sempre a melhor opção para quem quer crescer sem ter problemas fiscais e jurídicos.

Para reduzir a incidência dos impostos e diminuir quando possível a carga, selecionamos algumas dicas que ajudarão a sua empresa:


1- Planejamento

O ponto de partida é se organizar. Para isso, é muito importante contar com a atuação de contadores e analistas financeiros para quantificar os fluxos da empresa, e assim, ampliar o conhecimento sobre a parcela dos recursos que é utilizada para pagar os impostos. Com os indicadores levantados, fica fácil identificar onde pode ser ajustado, e inclusive, diminuir a carga delas. O planejamento tributário bem realizado permite que você evite o pagamento de multas e atrasos, além de garantir que erros de procedimento não aconteçam.

2- Terceirize


A terceirização de algumas atividades acelera a redução da carga tributária. Quanto mais funcionários você tem, mais impostos você paga.

Organize o trabalho sem prejudicar o serviço, e assim, defina as áreas que podem ser terceirizadas, como marketing, por exemplo. Além de economizar, você ainda terá a possibilidade de contar com equipes qualificadas e profissionais atualizados, com foco específico na área de atuação.


3 - Benefícios fiscais

Busque benefícios fiscais que você tem direito através deles, o seu negócio pode receber investimentos, participar de programas de aceleração e do governo que contribuem para a redução e até a isenção de alguns impostos.



4- Redução do pró-labore

Diminuir o seu pró-labore e fazer a implementação de um sistema de distribuição de lucros a todos os sócios é uma boa alternativa, caso a empresa esteja formada no regime tributário de Lucro Real. A divisão dos resultados pode ser executada em qualquer tempo, desde que esteja em que os lucros tenham lançamentos contábeis realizados de modo adequado. Por isso, é necessário ter profissionais especializados no momento de elaborar as cláusulas contratuais.

Essas são algumas estratégias que auxiliam na redução da carga tributária da sua empresa. Se você ficou interessado e gostaria de uma análise aprofundada, entre em contato com a CASP. Existem maneiras justas e legais de deixar o seu negócio mais enxuto e competitivo, sem que haja preocupação com o fisco. São novas possibilidades de investir e desenvolver novas ideias para a sua empresa

Nosso Endereço

Rua Elizeu Di Bernardi, 688

Campinas - São José | SC

CEP 88101-050 | Piso Superior

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
Horário de Funcionamento

Segunda a sexta-feira das 8h30min às 12h | 13h30min às 18h30min

(48) 3374-6997