É preciso seguir algumas etapas para que não sejam cometidos erros. Lembrando que qualquer detalhe errado no documento pode originar problemas trabalhistas.
Por esse assunto ser de mera importância, separamos 5 PASSOS de como fazer para ajudar você nessa dúvida!
Confira o passo a passo.
*Tenha controle sobre as admissões e demissões;
*Defina o cargo do(a) funcionário(a);
*Calcule as horas trabalhadas;
*Conheça os encargos e descontos;
*Sobre FGTS na folha.
Reconhecer e planejar cada um dos itens citados acima é sem dúvida um fator determinante sobre como fazer folha de pagamento corretamente.
1-Tenha controle sobre as admissões e demissões
Toda a empresa precisa ter um controle sobre suas admissões e demissões. Por incrível que pareça, algumas não se organizam da forma correta e acabam pagando benefícios para colaboradores que já não fazem mais parte do quadro de funcionários.
Ou outras que por não terem um sistema adequado “esquecem” de colocar o novo colaborador no sistema de folha de pagamento atrasando seus vencimentos. Gerando assim, o descontentamento dos profissionais.
2-Defina a categoria do funcionário
Definir o cargo do funcionário é um dos primeiros passos. Cada profissional pode pertencer a uma convenção coletiva e nesse caso as bases para o cálculo e descontos são diferentes.
3-Calcule as horas trabalhadas
Calcular as horas trabalhadas é o caminho para não errar em possíveis adicionais, como horas extras e adicionais noturnos. Além é claro de contabilizar descontos como faltas, atrasos e ausências que não foram justificadas.
Tudo precisa estar bem detalhado no documento. Um controle ou relógio ponto é uma boa opção para contabilizar as horas trabalhadas dos seus colaboradores sem erros.
4-Conheça os encargos e descontos
É necessário se atentar também aos encargos e impostos a serem descontados como INSS, IRRF, e dependendo da tributação da empresa PIS. Além disso, temos descontos também de contribuição sindical, vale transporte e plano de saúde (somente mediante a autorização do empregado) qualquer desconto legal deve constar na folha de pagamento.
5-Coloque o FGTS na folha
O objetivo do FGTS é garantir que o empregado guarde um reserva de “emergência”. A empresa mensalmente realiza u
m depósito de 8% do salário bruto do colaborador. No entanto, é importante ressaltar que não há desconto do empregado.
A obrigação referente ao depósito é do empregador. A empresa deposita mensalmente em uma conta do empregado vinculado a Caixa Econômica Federal o valor do FGTS, onde o mesmo pode vim a utilizar caso de demissão sem justa causa, doenças graves, desastres naturais ou compra de imóveis.
Entre em contato e confira nossas soluções.
📞 (48) 3374-6997
Comments